Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024
SPEEDNET
SPEEDNET

Notícias Canelinha

Secretaria de Saúde de Canelinha alerta população sobre leptospirose após as chuvas

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, provocando febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo.

Secretaria de Saúde de Canelinha alerta população sobre leptospirose após as chuvas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os alagamentos causados pelas fortes chuvas da última semana aumentam o risco de ocorrência de casos de leptospirose, uma doença grave, causada por bactérias presentes na urina contaminada de animais, principalmente ratos. Em nota divulgada neste final de semana, a Secretaria de Saúde de Canelinha emitiu um alerta a população para que esteja atenta, principalmente nas áreas afetadas pelas chuvas, para o risco da presença de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, em regiões alagadas. 

Além disso, os animais domésticos, como os cachorros, podem contrair leptospirose e tornarem-se transmissores da bactéria. Os cães podem se infectar e eliminar a bactéria pela urina e nem sempre manifestar sintomas da doença. Se o animal adoecer, é importante procurar assistência veterinária.

A Leptospirose
A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos.

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, provocando febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A leptospirose pode levar a quadros graves, com sangramento pelo nariz, vômito ou escarro com sangue, pele amarelada (icterícia) e diminuição da urina.

Pessoas que tiverem esses sintomas até 40 dias depois dos alagamentos devem procurar uma unidade de saúde. É fundamental que o paciente informe ao médico se teve contato com a água ou com a lama.

Comentários:
unifael
unifael

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )