A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas para uma série de fenômenos climáticos adversos que devem atingir o estado entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15). Uma frente fria avança por todas as regiões, trazendo consigo chuvas intensas, temporais e significativa queda de temperatura. Os efeitos serão mais notáveis no Sul do estado, especialmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, onde são esperados os maiores acumulados de precipitação, apresentando risco moderado a alto para incidentes relacionados ao tempo.
Além das chuvas, uma massa de ar frio provocará um declínio nas temperaturas ao longo de segunda e terça-feira, com mínimas variando entre 8°C e 14°C. Na segunda-feira, o ar frio ingressa no estado a partir do Extremo Oeste, espalhando-se para outras regiões ao longo do dia. Paralelamente, um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil, provocará fortes rajadas de vento entre segunda e terça-feira, especialmente nas áreas costeiras e serranas, intensificando a sensação de frio.
As temperaturas mínimas serão registradas durante a noite de segunda-feira. Na terça-feira, um sistema de alta pressão atmosférica avança pelo estado, agravando ainda mais o frio.
Os ventos, soprando de noroeste a sudoeste, poderão atingir intensidades moderadas a fortes, com rajadas de até 75 km/h, aumentando o risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores. O ciclone extratropical e o sistema de alta pressão atmosférica também contribuirão para a agitação marítima, com previsão de ressaca entre segunda e quarta-feira em todo o litoral catarinense. Ondas de até 4,0 metros são esperadas em alto mar, representando perigo para atividades marítimas e costeiras.
Comentários: