Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Sabado, 18 de Maio de 2024
SPEEDNET
SPEEDNET

Notícias Geral

Projeto de Lei na Alesc propõe restrições para circulação de animais de raças "Notadamente Violentas" em condomínios

Recentemente, casos de ataques envolvendo pitbulls em Florianópolis trouxeram a questão à tona.

Projeto de Lei na Alesc propõe restrições para circulação de animais de raças
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um projeto de lei em trâmite na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) está causando discussões acaloradas ao propor restrições para a circulação de animais de determinadas raças em condomínios. De autoria do Deputado Oscar Gutz (PL), a proposta visa proibir que cães da raça pitbull, juntamente com outras raças consideradas "notadamente violentas", circulem sem o uso de focinheira.

O texto do projeto justifica essa medida devido à "crescente preocupação com a incidência de incidentes envolvendo cães de determinadas raças conhecidas por sua agressividade". A medida propõe advertência, multa e até apreensão do animal para os tutores que transitarem sem os dispositivos de segurança.

Recentemente, casos de ataques envolvendo pitbulls em Florianópolis trouxeram a questão à tona. No último sábado (27), um homem faleceu após ser atacado por quatro cães da raça ao pular o muro de uma casa, nos Ingleses. Na quarta-feira (1º), uma cadela perdeu a vida e um bebê de dez meses ficou ferido após serem atacados por um pitbull na Beira-mar do Estreito. Segundo relatos da família, o cão estava solto na rua sem coleira ou focinheira.

Publicidade

Leia Também:

O projeto de lei elenca as seguintes raças como integrantes do rol daquelas consideradas violentas: Pitbull e assemelhados, Rottweiler, Dobermann, Presa Canário, Chow-chow, Cane Corso e Dogo Argentino. Além disso, cães de raças não mencionadas, mas que apresentem características semelhantes de agressividade ou tamanho considerável, também devem fazer uso de guia curta e focinheira.

A justificativa do projeto ressalta a importância de "resguardar a integridade física e a tranquilidade dos condôminos, bem como de visitantes e transeuntes que frequentam as dependências do condomínio.

Comentários:
unifael
unifael

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )