Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024
unifael
unifael

Notícias Mundo

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo em 2023; saiba onde foi

Segundo a OMS, este foi o terceiro caso de gripe aviária em humanos em todo o mundo e todos ocorreram na China.

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo em 2023; saiba onde foi
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta semana a primeira morte por gripe aviária em todo o mundo em 2023. A vítima foi uma mulher de 56 anos que morava na província de Guangdong, na China, e apresentou sintomas em fevereiro deste ano. A paciente foi hospitalizada e morreu em março, após ser diagnosticada com pneumonia grave causada pelo vírus H3N8, responsável pela gripe aviária.

Segundo a OMS, este foi o terceiro caso de gripe aviária em humanos em todo o mundo e todos ocorreram na China. A organização destacou que não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas à vítima, o que sugere que o vírus não tem a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa.

No entanto, a entidade reforça a importância da vigilância global para detectar eventuais alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.

Publicidade

Leia Também:

A paciente tinha comorbidades e histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa. A OMS avalia que o risco de disseminação da gripe aviária entre humanos é baixo, mas alerta para a necessidade de adoção de medidas preventivas.

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma portaria que suspende a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves em todo o território nacional, como medida preventiva contra a gripe aviária. A suspensão tem validade de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação da doença no país. Em janeiro, o governo federal já havia alertado para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária.
 

Comentários:
SPEEDNET
SPEEDNET

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )