Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Domingo, 21 de Abril de 2024
unifael
unifael

Notícias Agro

Nova espécie de inseto-praga é identificada em Santa Catarina, alerta pesquisa da Epagri

Equipe liderada pela pesquisadora Janaína Pereira dos Santos descobre o Zaprionus tuberculatus, representando potencial risco para a fruticultura catarinense

Nova espécie de inseto-praga é identificada em Santa Catarina, alerta pesquisa da Epagri
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma descoberta recente na área da entomologia acendeu um alerta para a fruticultura em Santa Catarina: a identificação de uma nova espécie de inseto-praga, o Zaprionus tuberculatus (Diptera: Drosophilidae), foi realizada pela equipe coordenada pela pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador.

Segundo Janaína, a presença do Z. tuberculatus no Brasil é motivo de preocupação, uma vez que essa espécie compartilha nichos semelhantes com outros drosofilídeos-praga, como o Zaprionus indianus e a Drosophila suzukii. A interação dessas espécies no mesmo cultivo pode aumentar o potencial de infestação e os danos nos frutos, alerta a pesquisadora.

A descoberta, relatada em um artigo publicado na edição mais recente da revista Agropecuária Catarinense, ocorreu durante um estudo coordenado por Janaína para investigar as espécies de drosofilídeos associadas às frutíferas nativas e à cultura do morangueiro na região do Alto Vale do Rio do Peixe. O objetivo do estudo é obter informações que subsidiem programas de manejo integrado de drosofilídeos-praga.

Publicidade

Leia Também:

Desde a primeira coleta em março de 2023, o Z. tuberculatus foi encontrado em morangos produzidos em Caçador, bem como em frutos de goiaba-serrana e araçá-amarelo coletados em Videira, municípios do Alto Vale do Rio do Peixe. Além disso, a espécie também foi registrada atacando frutos de araçá-vermelho e em armadilhas de monitoramento em cultivos de maçãs, peras e morangos em Caçador. Em Videira, o inseto-praga foi observado em uvas viníferas e amora-preta.

O Z. tuberculatus teve seu primeiro registro no Brasil em 2020, em parques urbanos de Brasília, marcando também o primeiro registro da praga no continente americano. Sua ocorrência já foi relatada em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Originária da região tropical da África, a espécie integra o grupo das moscas-das-frutas, conhecidas como vinegar fly ou pomace fly.

 
 
 
 
Comentários:
SPEEDNET
SPEEDNET

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )