Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Sabado, 20 de Julho de 2024
SPEEDNET
SPEEDNET

Notícias Geral

Meningite Pneumocócica tira a vida de menino de São João Batista

Caso de Carlos Daniel Monteiro Barbosa coloca em foco a meningite e a importância da vacinação

Meningite Pneumocócica tira a vida de menino de São João Batista
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Carlos Daniel Monteiro Barbosa, um jovem de 9 anos residente de São João Batista, teve sua vida tragicamente interrompida na segunda-feira, 6 de novembro, devido a uma infecção por meningite bacteriana causada pela bactéria pneumococo. O falecimento do garoto, que estava internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, lança uma alerta sobre a doença e suas implicações.

Carlos, transferido para o Hospital Infantil da Capital, mobilizou a prefeitura de São João Batista, que emitiu uma nota de pesar, expressando seu profundo luto pela perda. "A administração municipal de São João Batista manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Carlos Daniel Monteiro Barbosa", anunciou a prefeitura. "Ele era estudante do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Catarina Deschamps Steffen. Nossa solidariedade aos pais, familiares, amigos e colegas enlutados pela irreparável perda", completou a administração municipal.

O triste episódio de Carlos não é um caso isolado em Santa Catarina, onde, de janeiro a setembro de 2023, foram confirmados 656 casos de meningite. Destes, 66 foram causados pela bactéria pneumococo, resultando em 21 óbitos. O total de casos de meningite confirmados por todas as etiologias foi de 656, com 48 mortes, o que representa uma taxa de letalidade geral de 7,3%. No entanto, a meningite viral registrou apenas dois óbitos, com uma taxa de letalidade de 0,7%.

Publicidade

Leia Também:

O caso de maior letalidade é o da meningite por pneumococo, com uma taxa alarmante de 35%. A Dive (Diretoria de Vigilância Sanitária) destaca que o Calendário Básico de Vacinação oferece proteção para crianças contra vários tipos de meningite, incluindo a meningite por tuberculose, meningite pneumocócica, meningite meningocócica e meningite por hemófilos. A tragédia de Carlos destaca a importância da conscientização sobre a meningite e a vacinação como medida preventiva.

Comentários:
unifael
unifael

Veja também

MACRIS
MACRIS

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )