De acordo com dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Farol de Santa Marta, o município de Laguna registrou rajadas de vento atingindo até 71 km/h por volta das 4h desta quinta-feira (9). Por volta das 7h, o vento reduziu para cerca de 60 km/h, conforme relatou o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Urussanga, Márcio Sônego. Ele explicou que o fenômeno é decorrente da chegada de ventos sul, característicos da frente fria em movimento.
A Defesa Civil do estado alertou para a chegada iminente da frente fria, que favorece a formação de instabilidades em todo o território catarinense. Espera-se um dia nublado com condições para chuva e temporais isolados em diferentes horários.
Apesar das condições climáticas adversas, o risco de ocorrências relacionadas aos temporais é considerado baixo a moderado em Santa Catarina, incluindo quedas de granizo, rajadas fortes de vento e chuvas pontualmente intensas. À exceção das áreas costeiras, o restante do estado registra ventos de fraca intensidade.
A Defesa Civil permanece em alerta, monitorando de perto a evolução das condições climáticas e mantendo a população informada sobre quaisquer medidas preventivas necessárias para garantir a segurança diante das adversidades meteorológicas.
Comentários: