Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Notícias/Canelinha

Grupo de choro Chá de Cevada se apresenta na Feira Agroarte de Canelinha neste sábado

Grupo traz para a cidade uma apresentação baseada, sobretudo, em seus temas autorais e alguns dos grandes clássicos do chorinho, primeiro gênero musical genuinamente brasileiro

Grupo de choro Chá de Cevada se apresenta na Feira Agroarte de Canelinha neste sábado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com raízes no final do Século XIX, o chorinho é o primeiro gênero musical brasileiro, surgido com forte ligação com a rua e os mais diversos espaços públicos. Honrando esta tradição, o regional de choro Chá de Cevada está realizando a circulação do seu espetáculo autoral e realiza uma apresentação gratuita em Canelinha neste sábado (18). O espetáculo ocorre durante a Feira Municipal da Agricultura Familiar e Artesanato (Agroarte), realizada todos os sábados no espaço ao lado do Ginásio de Esportes Gercino Giacomossi. A classificação é livre e o repertório da apresentação é formado, principalmente, pelas composições autorais do grupo, pontuado também pelos grandes clássicos do choro.

Criado em 2007, em Joinville, atualmente o Chá de Cevada é formado pelos músicos Cláudio Moraes (flauta transversa e saxofone), Carlinhos Ribeiro (pandeiro) e Ney Souza (violão sete cordas), e se apresenta neste circuito com um músico convidado. Desde o princípio da sua trajetória, o grupo trabalha para promover o chorinho brasileiro, realizando espetáculos que possuem caráter didático para além da fruição artística.

O objetivo da série de apresentações é favorecer essa aproximação com o público ao realizar concertos em locais de grande fluxo de pessoas, proporcionando um espaço de encontro entre artistas e público, ao mesmo tempo em que se revigora a tradição dos shows de rua ou em ambientes alternativos – prática que combina a vivência artística com a socialização e o lazer, criando um forte sentido de pertencimento à identidade cultural nacional.

Leia Também:

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o chorinho é reverenciado por músicos nacionais e internacionais e admirado por um público crescente e exigente. O gênero ocupa um lugar singular na música brasileira, sendo visto como um ponto de transição entre a música popular e erudita, pelo seu caráter boêmio e informal que se combina com uma execução musical altamente elaborada, com registros formais em partitura.

Fundador e um dos compositores do grupo, o flautista Cláudio Moraes salienta a importância da criação de um repertório autoral, que renova as possibilidades no universo do chorinho. “Estamos ensaiando alguns temas autorais faz um tempo e é isso que o grupo vem buscando: expressar sua música através de novas sonoridades, novas cores e com novas composições também. Quando tocamos coisas nossas, materializamos algo inédito e original”, pontua.

Esta proposta cultural conta com a produção da Sarau# Produções e gestão cultural da Agência Cultural AqueleTrio, realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2024.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )