Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
unifael
unifael

Notícias Policial

Grande Operação da PF contra o tráfico de drogas cumpre mandados em SC

Casal de corretores catarinenses auxiliava na compra de imóveis de luxo para lavagem de dinheiro.

Grande Operação da PF contra o tráfico de drogas cumpre mandados em SC
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual (GAECO/MPRJ), deflagrou a operação FIM DO MUNDO, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas e armas do estado.

Na ação de hoje, cerca de 100 policiais federais cumprem 18 (dezoito) mandados de prisão preventiva e 31 (trinta e um) mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina contra três grupos criminosos que, juntos, movimentaram mais de R$ 100 milhões de reais, nos últimos três anos.

Além dos mandados acima, expedidos em dezembro pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do TJRJ, foram sequestrados 15 (quinze) imóveis, 19 (dezenove) automóveis e 2 (duas) embarcações, nos municípios do Rio de Janeiro, Mangaratiba/RJ, Angra dos Reis/RJ, Balneário Camboriú/SC e Foz do Iguaçu/PR. Além disso, foram bloqueadas mais de 32 (trinta e duas) contas bancárias vinculadas à organização criminosa. Ao todo, a constrição patrimonial totalizou mais de R$ 22 milhões de reais.

Publicidade

Leia Também:

A investigação teve início em maio de 2020 com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a lavagem de capitais de uma organização criminosa com atuação em uma comunidade do Rio de Janeiro.

No decorrer dos atos investigatórios, foram identificados três grupos oriundos, da mesma facção criminosa, que buscavam dar aparência lícita a dinheiro obtido por meio de atividades ilegais.

O primeiro deles – liderados por dois irmãos, responsáveis pela inserção de drogas e armas nas comunidades do Rio de Janeiro – utilizava o lucro da atividade criminosa para adquirir imóveis de alto padrão – no município de Balneário Camboriu/SC – em nome de terceiros, com auxílio de um casal de corretores catarinenses. Dentre os denunciados, estão a mãe, as esposas e as irmãs dos líderes da organização criminosa que gozavam de uma vida de luxo no município e movimentavam valores exorbitantes em suas contas bancárias.

O segundo grupo, responsável pela inserção de drogas no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, utilizavam-se dos valores obtidos com o tráfico de drogas para adquirir automóveis de luxo e imóveis em condomínios de alto poder aquisitivo. Durante a investigação foram identificados imóveis em Angra dos Reis/RJ, Mangaratiba/RJ e Recreio dos Bandeirantes/RJ, todos sequestrados por meio de ordem judicial.

O terceiro grupo criminoso, também atuante no tráfico de entorpecentes, valia-se de empresas inexistentes ou existentes, mas com baixa atividade lucrativa, para ocultar a origem do dinheiro obtido.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro e de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 24 anos de prisão.

 

Comentários:
SPEEDNET
SPEEDNET

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )