A partir da noite desta quarta-feira (7), uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar e umidade oceânica alcançará Santa Catarina, provocando uma queda drástica nas temperaturas e possibilitando fenômenos climáticos raros na região. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há grandes chances de ocorrência de geadas e neve, principalmente na Serra, a partir de sexta-feira (8).
Scheuer destaca que esta é uma das projeções mais consistentes dos últimos tempos, com modelos climáticos indicando a presença de neve diariamente desde a semana passada. "Os modelos vêm apontando para isso todos os dias, desde semana passada. Todos mantêm essa mesma direção [de grandes chances de neve em SC]", afirma o meteorologista.
Entre os dias 9 e 11, a tendência é que a massa de ar polar se concentre em algumas regiões do estado, levando as temperaturas a ficarem abaixo de 0º C, principalmente no Oeste, na Serra e no Planalto Norte. As condições climáticas também podem favorecer a formação de chuvas congeladas, que ocorrem quando a neve cai das nuvens, passa por uma camada mais quente e, ao atingir a superfície, se transforma em pequenas pedrinhas de gelo.
Em altitudes próximas a mil metros, nas cidades no topo da Serra, a neve pode cair diretamente como flocos de gelo, sem passar pelo processo de aquecimento, criando paisagens brancas e geladas. A população deve se preparar para as baixas temperaturas e as possíveis condições adversas decorrentes da frente fria que se aproxima.
Comentários: