Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade.

Sabado, 13 de Julho de 2024
MACRIS
MACRIS

Notícias Geral

Farmácia popular amplia distribuição gratuita de medicamentos

Programa do governo agora oferece 95% dos remédios e insumos de forma gratuita, beneficiando milhões de brasileiros

Farmácia popular amplia distribuição gratuita de medicamentos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A partir desta quarta-feira (10), o Programa Farmácia Popular passa a distribuir gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos fornecidos, uma medida que deve beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa. Entre os remédios que agora podem ser retirados de graça em unidades credenciadas estão tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

O Ministério da Saúde destaca que essa mudança pode gerar uma economia de até R$ 400 por ano para os usuários. Atualmente, o Farmácia Popular oferece 41 itens, incluindo medicamentos, fraldas e absorventes. Antes da atualização, apenas remédios para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram totalmente gratuitos. Para outros itens, o programa arcava com até 90% do valor de referência, com o cidadão pagando a diferença.

Com a ampliação, 39 dos 41 itens de saúde disponíveis podem ser retirados sem custo. A lista completa de medicamentos e insumos pode ser acessada online, assim como a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa.

Publicidade

Leia Também:

Criado em 2004, o Farmácia Popular visa facilitar o acesso a medicamentos essenciais. No ano passado, o programa passou a incluir remédios para osteoporose e anticoncepcionais, além de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

Dados do governo federal mostram que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. Com essa cobertura, o programa tem capacidade para atender 96% da população brasileira. O Ministério da Saúde expressa a intenção de universalizar o programa, visando cobrir 93% do território nacional.

Comentários:
SPEEDNET
SPEEDNET

Veja também

unifael
unifael

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )