As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta quarta-feira (9) causaram estragos em diversas regiões do Estado. A Capital das Cerâmicas, Canelinha, foi a cidade mais atingida pela força das águas. Dezenas de famílias ficaram desalojadas, e outras tantas contabilizam diversos prejuízos.
Após os estragos causados pelas chuvas da última quarta, a Defesa Civil estadual emitiu novos alertas para tempestades, mar agitado e risco de ressaca.
A passagem de uma frente fria pelo Estado provoca pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões. Há riscos para temporais isolados e altos volumes de chuva em um curto espaço de tempo. Os volumes podem superar os 50 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil, o risco para ocorrências associadas a temporais é moderado nas áreas em amarelo do mapa abaixo. Nas áreas em laranja, o risco é alto para temporais e volumes significativos de chuva, além de alto e muito alto para deslizamentos.
Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas e rajadas de ventos nos municípios de Bela Vista do Toldo, Calmon, Canoinhas, Caçador, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Irineópolis, Itaiópolis, Lebon Régis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio das Antas, Santa Cecília, Santa Terezinha, Timbó Grande e Três Barras.
Comentários: