A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para a ocorrência de frio intenso e um declínio acentuado das temperaturas a partir das 9h desta quinta-feira (13) em Santa Catarina.
Segundo a nota meteorológica, uma massa de ar frio avança sobre a região, resultando na queda das temperaturas. Ao longo do dia, os ventos provocados por um ciclone extratropical contribuirão para uma sensação térmica ainda mais baixa, intensificando o frio em todo o estado.
O meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil, explica que à medida que o ciclone se afasta em direção ao alto mar, uma massa de ar frio intensa passa a atuar sobre a região. Ele ressalta que, combinado com os ventos fortes do ciclone, haverá uma sensação de frio intenso e a ocorrência de um fenômeno conhecido como inversão térmica, no qual as temperaturas máximas são registradas pela manhã e diminuem ao longo do dia.
O alerta de "atenção" abrange os municípios do Oeste, parte do Planalto Norte e Sul de Santa Catarina. Além disso, não está descartada a possibilidade de rajadas de vento superiores a 100 km/h, sendo considerado um risco moderado a alto para incidentes associados aos ventos.
Diante dessa situação, as autoridades recomendam que a população esteja preparada para o frio intenso, tomando medidas de proteção e evitando exposição prolongada ao ar livre. É importante estar agasalhado adequadamente e buscar abrigo em locais aquecidos. A Defesa Civil permanece em alerta e monitorando a evolução das condições climáticas para garantir a segurança e o bem-estar da população catarinense.
Comentários: