Santa Catarina amanheceu nesta sexta-feira (19) com mais uma vez o frio marcando presença em diversas regiões, especialmente na Serra, onde a formação de geada foi registrada nos pontos mais altos. De acordo com a previsão da Defesa Civil, uma massa de ar seco e frio continua influenciando o clima, mantendo o tempo firme e as temperaturas típicas de outono em todo o estado.
As mínimas registradas ficaram abaixo dos 5°C em pontos da Serra e do Meio-Oeste, enquanto variaram em média entre 5°C e 10°C do Extremo Oeste aos planaltos. No litoral, as mínimas oscilaram entre 12°C e 16°C. No entanto, com o predomínio do sol ao longo do dia, as temperaturas se elevaram, especialmente no oeste do estado, onde as máximas chegaram aos 27°C.
Para o sábado (20), a previsão indica condições climáticas semelhantes, com sol predominante em todo o estado e grande variação das temperaturas ao longo do dia. No amanhecer, as mínimas continuarão baixas, especialmente na Serra catarinense, variando entre 3°C e 8°C, podendo ocorrer novamente a formação de geadas.
Durante a tarde, as temperaturas se elevarão ainda mais em relação ao dia anterior, alcançando entre 26°C e 29°C no Oeste e entre 22°C e 25°C nas demais áreas. Não há riscos para ocorrências associadas às condições meteorológicas.
A influência da massa de ar seco manterá o tempo firme e o sol predominante também no domingo (21), segundo a previsão da Defesa Civil. As mínimas no amanhecer variarão entre 8°C e 11°C nos planaltos, de 10°C a 14°C no Grande Oeste e em torno de 14°C a 18°C no litoral.
Com temperaturas que se elevarão rapidamente ao longo do dia, ficando entre 23°C e 26°C na maioria das regiões e se aproximando dos 30°C no Oeste catarinense, o domingo promete ser mais um dia ensolarado e agradável para os catarinenses. Os ventos soprarão do quadrante norte com fraca intensidade e rajadas na casa dos 45 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Comentários: