Os veículos estrangeiros continuam sendo protagonistas indesejados nas estatísticas de infrações de trânsito em Santa Catarina, especialmente os carros argentinos, que lideraram de forma expressiva em 2023. Segundo dados do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina), das 8.437 infrações registradas, 7.213 foram cometidas por carros emplacados na Argentina. Esse número representa o dobro do registrado em 2022, quando foram contabilizadas 4.295 infrações.
Comparando os dados dos últimos cinco anos, as infrações de 2023 atingiram um patamar semelhante ao pré-pandemia da COVID-19, refletindo uma situação preocupante. Em 2019, ano da última maior alta nas infrações por veículos estrangeiros, foram lançadas 8.947 multas.
O padrão dessas ocorrências revela que o primeiro trimestre do ano é o período com a maior incidência, especialmente nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando Santa Catarina recebe mais turistas estrangeiros para a temporada de verão. No total, janeiro liderou com 4.575 infrações, seguido por fevereiro (2.478) e março (617).
Leia Também:
Analisando os dois meses com maior número de registros, Bombinhas e Florianópolis destacaram-se como as cidades com mais ocorrências. Em janeiro, Bombinhas registrou 1.626 infrações de estrangeiros, contra 1.330 em Florianópolis. Em fevereiro, a diferença aumentou, com Bombinhas disparando para 1.059 infrações, enquanto Florianópolis teve apenas 612 registros.
Outro ponto relevante é que os números tendem a cair a partir de março, voltando a subir em dezembro, período das festividades de fim de ano e que também apresenta alta no número de turistas no estado. O fenômeno das infrações de trânsito por veículos estrangeiros destaca a necessidade de medidas educativas e de fiscalização mais rigorosas para garantir a segurança nas vias catarinenses.
Comentários: